terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Extras Lua Nova


Vem, gentil noite! Vem, noite amorosa de escuras sobrancelhas!
Restitui-me o meu Romeu, e quando, mais adiante, ele vier a morrer,
Em pedacinhos o corta, como estrelas bem pequenas,
E ele a face do céu fará tão bela que apaixonado o mundo vai mostrar-se da morte…


Essa fala era o epigrafo original para Lua Nova. Por que ele mudou? Conforme eu fui passando mais tempo com o livro, eu decidi que eu queria que o epigrafo representasse mais o perigo de um possível coração despedaçado. Embora essa fala também prevê isso de certo modo, eu tive que escolher – o romance ou o aviso? Fui com o aviso.
É assim que os extras são formados – escolhendo uma história ao invés de outra, explorando uma direção que não termina exatamente onde você quer, acrescentando algo que torna a história passada obsoleta.
É claro, esse são rascunhos, é dá vergonha deixar que as pessoas os vejam. Vou passar essa vergonha por três motivos: Primeiro, humildade é uma virtude. Segundo, as pessoas gostaram tanto dos extras do Crepúsculo, e eu fico com medo que me batam se não der mais. E finalmente (essa é a verdadeira), tantos de vocês são escritores também. Eu acho que extras são muito mais interessantes pela perspectiva de um escritor. Eu espero que esses ajudem alguns de vocês que estão começando agora a serem capazes e entender o processo de edição, e serem editores próprios, sem piedade. (Só porque você ama uma coisa não significa que ela deva continuar)
Dito isto, eu não tenho tanto material para compartilhar como eu tinha com Crepúsculo. Quando eu terminei o Crepúsculo, achei que tivesse acabado mesmo. Não planejava uma seqüência. Então eu escrevi um monte de besteira, só para poder viver no mundo da Bella e do Edward por mais alguns capítulos. Com Lua Nova, eu sabia para onde a história ia, então escrevi tudo com um propósito.
Então é isso o que eu tenho para mostrar: uma pequena mudança que mostra como trocar um elemento pode transformar totalmente o astral de uma cena, uma história inteira que ia desde o capítulo seis até o vinte antes que eu tirasse, e uma maneira alternativa de desenvolver a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário