quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sobre



Hoje vamos falar da J.K.Rowling, a autora dos livros de Harry Potter...


Joanne Kathleen Rowling, ou simplesmente J. K. Rowling, ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o The FCBG Children’s Book Prize, o The Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Recebeu para ajudar na conclusão do segundo volume da série uma bolsa de incentivo à criação, o Scottish Arts Council. Atualmente lançou Harry Potter and the Half-Blood Prince o qual vendeu quase 10 milhões de cópias nas 24 primeiras horas de comercialização - o maior recorde da vendas da História . A série já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em cerca de 43 países. No Brasil os livros receberam da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) a indicação de Altamente Recomendáveis na categoria tradução/criança. J. K. Rowling, (Yate, Gloucestershire do Sul, 31 de Julho de 1965) é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora.

Famosa por escrever em bares, com a primogênita ao lado no carrinho, ela enfrentou uma série de dificuldades até atingir a riqueza e a fama como escritora , passando-se longos anos até que o Harry Potter e a Pedra Filosofal chegasse às prateleiras, com a ajuda de seu agente literário Christopher Little. Desde então, J.K.Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.

Seus livros, traduzidos para sessenta e quatro línguas,venderam mais de 325 milhões de cópias pelo mundo todo, e renderam à autora por volta de 576 milhões de libras, mais ou menos 1 bilhão de dólares, segundo estimativa da Forbes em Fevereiro de 2004, tornando-a a primeira pessoa a tornar-se bilionária (em dólares) escrevendo livros.Já em 2006, ela foi nomeada pela mesma revista como a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás apenas da apresentadora da televisão americana Oprah Winfrey. Em 2007 ficou com a posição 891 dos bilionários do mundo na lista da Forbes e nesse mesmo ano ela ficou com o número 48 da lista da Forbes "100 Celebridades".Em 2008, apareceu na posição 1064, embora sua fortuna tenha aumentado com o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último livro da série. É notória, entretanto, que J.K.Rowling afirma veementemente no documentário Um ano na vida de J.K.Rowling, dirigido pelo escritor James Runcie, que, embora possua sim muitos milhões, não chega a ter um bilhão de dólares.


*Uau, palmas pra titia Rowling...*

PS: Eu tenho medo dela, imagina dormir na casa dela... Ela deve ser pirada.... Se mata todo mundo assim nos livros... Imagina... Ah! Sei la...


Maya =/*

Nenhum comentário:

Postar um comentário