quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Michael Sheen e Aro


Um dos atores britâncos mais talentosos, bem cotados e realizados da atualidade, Michael Sheen se transforma sem esforço em seus personagens. Quer ele esteja intrepretando personagens reais, como Tony Blair em “A Rainha”, David Frost em “Frost/Nixon” e Brian Clough, em seu último filme “The Damned United”, ou seja habitando o sobrenatural, com papéis como os dos filmes “Underworld – Anjos da Noite” (em que ele interpreta um lobisomem), “Twilight Saga: New Moon” (em que ele faz um vampiro), “Alice no país das maravilhas” (em que ele faz o Coelho Branco) ou ainda “Tron Legacy” todo gerado por computação gráfica, Michael Sheen é sempre memorável.
Aqui o ator falará sobre seu processo de criação e aproximação de seus personagens.
De onde você começa quando você está fazendo personagens que são adaptações literárias, como em New Moon e em Alice no País das Maravilhas?
Bom, eu começo exatamente de onde começo todos os meus personagens, que é sempre pela história. Meu primeiro contato com qualquer coisa que eu faça é sempre o script, seja quando um script me é oferecido ou enviado, tanto faz. Eu sento e os leio. Essa primeira lida no script é muito especial para mim pois eu sei que é meio primeiro contato com a história e o mundo da peça. Eu não leio coisas em pedaços e não leio enquanto estou fazendo outra coisa. Eu tenho que estar concentrado completamente. Eu leio assim porque se eu acabar fazendo este filme, essa primeira lida, as impressões que tive, as conecções que fiz e como isso reflete na minha imaginação vão abastecer tudo que eu faço pelo personagem. É sempre o primeiro contato com a coisa, então é um momento especial para mim e não importa se é baseado em algo real ou não, como acontece em New Moon.
Esse é o mundo. Esse é o ponto de partida. E então é só questão de deixar sua imaginação viajar. E procurar pistas. Qualquer script é como uma filme policial. O escritor tem suas intenções, sejam elas conscientes ou inconscientes, e elas se expressam no script.
Então, por exemplo, quando eu estava fazendo New Moon, não havia somente o script, existiam os livros também. Eu ficava com o livro comigo o dia todo no set, o tempo todo. Eu lia, relia e lia de novo. Não é como se eu tivesse que ler o livro todo já que a parte de Aro não é tão grande, mas mesmo assim, eu tento imergir no mundo do filme.
Dessa forma, se for a vida do Brian Clough, então vou me aprofundar na vida dele. Se for New Moon, então eu entro no mundo que a Stephenie criou, bem como no mundo dos no mundo dos vampiros. Com os filmes de Anjos da Noite eu assisti tudo relacionado a lobisomens e também li a respeito. Você nunca sabe onde vai ter aquela coisinha que vai estalar sua imaginação. Não acontece o tempo todo, mas nunca se sabe de onde a coisa vai vir. É o que O Senhor dos Anéis é. A mais importante pessoa de todo o mundo de Tolkien é aquele que ningém prestaria atenção, é o pequeno Hobbit. É ele que desencadeia tudo.
Eu sempre achei que isso é isso que eu procuro com o que eu faço. Eu tenho que poder ler ou ali estará a chance de notar alguém, estou falando de fazer algo a respeito e isso mexe comigo. Quando eu encontro minhas coisas para pesquisar, na hora não sei o porque de serem tão importantes para mim, mas eu só sei que há alguma coisa ali. No fim das contas eu vou acabar fazendo uma cena em que o diretor falará “Nesse ponto, você pode fazer alguma coisa aqui?” e de repentealguma coisa vai me ocorrer, vinda da minha pesquisa. O que significa que você tem que ter bagagem, pois às vezes quando você menos espera vai acabar usando até a menor das coisas e nem vai saber da onde ela veio.
Isso foi o que aconteceu em New Moon. Estranhamente eu estava no set e de repente ouvi a voz de Blue Meanie em Yellow Submarine. Havia uma coisa que a Stephenie escreveu no livro sobre a voz ser como penas e assim de repente eu ouvi a voz que realmente me perturbava quando eu era criança. Era muito gentil e leve, mas tinha alguma coisa que me assustava. Então, são detalhes pequenos como esse, que nunca se sabe bem da onde virão.
Para Alice nos país das Maravilhas, você realmente é um coelho?
Foi uma transformação. Foi incrível! Eu realmente posso interpretar qualquer coisa!
Qual são suas coisas favoritas sobre filmar New Moon na Itália?
Eu adoraria compartilhar minhas experiências favoritas sobre a Itália. Infelizmente, não posso! Isso porque eu não fiz nada na Itália. O problema é que todas as minhass cenas são internas e internas podem ser filmadas em qualquer lugar. Então, da próxima vez, vou colocar isso no meu contrato…que tenho que fazer pelo menos uma cena externa, em todos os filmes que eu for fazer! Minha melhor experiência da Itália é uma mensagem que recebi de Chris Weitz dizendo “Aqui é lindo, não é?”.
Como foi estar com o restante do elenco que fez o primeiro filme?
Eu acho que foi um trabalho excelente, eu estava fazendo interpretando um vampiro milenário que foi exatamente o que eu senti estando no set com pessoas maravilhosas como Robert Pattinson, Kristen Stewart e Ashley Greene e todos os outros. Eu me senti como o tio velho e decrépto que só está saindo por aí, tentando interagir e me dar bem com os jovens legais. Mas isso ajudou com o personagem e foi divertido!
Fonte: IESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário